terça-feira, 30 de maio de 2017

Concurso Nacional de Leitura

































O Concurso Nacional de Leitura vai já na sua 11ª edição. Na 1ª fase (realizada em cada escola concorrente) foi proposto que lêssemos uma das seguintes obras, o Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry ou O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago.
Já na 2ª fase foi nos indicada a leitura de A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket de John Boyn (o premiado autor de O Rapaz do Pijama às Riscas) e Irmão Lobo de Carla Maia de Almeida.
Assim, eu, a Catarina Almeida e a Anita Torres, no dia 2 de maio, viajamos até Sintra, onde fomos recebidos pela Câmara Municipal da cidade. Antes da prova, uma quiz em Socrative a que respondemos em tablets, visitámos o centro histórico acompanhados por guias. Para o almoço, fizemos um piquenique nos jardins da Biblioteca e provámos os famosos travesseiros de Sintra.
À tarde, assistimos ao desafio final onde os cinco melhores classificados da prova da manhã tiveram de responder a uma Quiz sobre os autores, ler um excerto de um texto sobre Sintra e realizar a resposta oral a uma pergunta de desenvolvimento. No júri encontrava-se Carla Maia de Almeida (a autora do Irmão Lobo); no fim ainda tivemos a oportunidade de tirar uma foto com a mesma e de lanchar lá!
Achámos a vila de Sintra bastante bonita e interessante e, sem dúvida, foi uma experiência muito divertida e enriquecedora!
E para o ano, há mais!!!
                                                                             Catarina Mártires
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES