sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

GESTÃO DA ATIVIDADE
(Da responsabilidade dos professores do CT!)

Quando acontece?
1. Todos os dias da semana, uma vez por dia.
2. De preferência numa disciplina que tenha 50 + 50 minutos de aula.
MUITO IMPORTANTE: Disponibiliza (tu, professor) esses 10 minutos e inscreve a tua disciplina na grelha que está afixada na sala de professores! O que ler?

O que ler?
1. Um livro (todos os dias lemos uma parte – ou capítulo) até ao fim da obra - impresso ou digital. Poderemos ler outros textos, no entanto seria interessante podermos experimentar esta versão até ao final do semestre...

Como fazer os 10 minutos a ler?
1. Com um livro da biblioteca escolar (também temos eBooks!!!).
O/A professor(a) de português da turma, com a turma, seleciona um livro da biblioteca que fica reservado; enquanto estiver a ser usado pela turma, esse livro, fica assinalado com um marcador especial, da turma, e numa estante, à entrada da biblioteca.
2. Todos os dias é necessário ir levantar o livro e no final da aula em que se realizarem os 10 minutos de leitura, entregá-lo na biblioteca.
3. No primeiro dia da semana, a turma decide quem é o aluno responsável por levantar e entregar o livro, durante essa semana.

Quem lê?
Todos, mas…
1. Os leitores devem ser capazes de fazer uma leitura fluída, com bom ritmo e entoação. Se isso não se verificar, a turma vai perder a sequência da narrativa e consequentemente o interesse pela história e pela atividade.
Há leitores, professores e alunos, que o conseguem fazer numa leitura à primeira vista e esses serão os primeiros a serem convidados a ler.
2. O que fazer com os outros leitores?
Os outros leitores têm que treinar - esse é o primeiro objetivo da atividade!
Combinar o dia em que cada um dos alunos da turma lê. Os que têm mais dificuldades na leitura, devem treinar e ler a par com um bom leitor (professor ou aluno).

Boas leituras!
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES