Mostrar mensagens com a etiqueta CNL. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta CNL. Mostrar todas as mensagens

Concurso Nacional de Leitura


Está a decorrer o Concurso Nacional de Leitura e o nosso agrupamento já tem os alunos apurados para a 2ª fase, fase concelhia do concurso.
Durante o mês de dezembro e no dia 3 de janeiro decorreram as provas nas diferentes escolas.
No 1º ciclo a obra escolhida foi "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago e os alunos apurados, do 4ºano, o Chrisstian Berthel e a Carolina Lopes.
No 2º ciclo, os nosso alunos leram "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner Andresen ou "As naus de verde Pinho" de Manuel Alegre; As alunas apuradas foram a Madalena Ribeiro e a Rita Nazaré.
Para o 3º ciclo as obras foram "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen, "O Diário de Anne Frank" de Anne Frank ou "Contos" de Eça de Queirós; as alunas apuradas foram a Ana Rita Dias  e a Inês Alves.
No dia 25 de fevereiro, na Biblioteca Municipal do Seixal teremos a 2ª fase do concurso e as obras escolhidas são "O segredo do rio" de Miguel Sousa Tavares para o 1º ciclo, "O rapaz de bronze" de Sophia de Mello Breyner Andresen para o 2º ciclo e "A caixa da gratidão" de Margarida Fonseca Santos para o 3º ciclo.

Concurso Nacional de Leitura - Finalíssima


Para o 3º ciclo, as alunas apuradas para a 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura, que irá acontecer no dia 24 de abril, na Biblioteca Municipal do Seixal, são:
Íris Carreira do 9ºF
e como suplente a
Catarina Mártires do 8ºE
Para isso terão que se preparar; A obra que vai estar em questão é "O rapaz que não se tinha quieto" de Rita Taborda Duarte.

Para o 2º ciclo, e após a FINALÍSSIMA disputada no dia 7 de fevereiro, pelas 14h15, na nossa biblioteca, entre as alunas Beatriz Lopes do 5ºB, Joana Lopes do 5ºD, Matilde Matos do 6ºB, Ana Caliço do 6ºC e Beatriz Moreira do 6ºD, foram apuradas:
Ana Caliço do 6ºC
e como suplente a
Matilde Matos do 6ºB
Como a nossa escola é a única do concelho inscrita no concurso para o 2º ciclo, as alunas ficam apuradas para a 3ª fase, fase interconcelhia.
Parabéns a todos os que se quiseram aventurar neste concurso nacional que nos leva a conhecer mais livros e mais autores!!!

Concurso Nacional de Leitura 2018


Procuramos leitor que represente a nossa escola no Concurso Nacional de Leitura!!!
A 1º fase já está a decorrer. No dia 24 às 14h15 temos as provas de seleção para o 2º ciclo e, logo no dia seguinte, também à mesma hora, as provas para o 3º ciclo.
E já agora, ficas a saber que, para estas provas, os nossos leitores do 2º ciclo, leram "A Viúva e o Papagaio" ou o "Ali Babá e os Quarenta Ladrões";
Aos leitores do 3º ciclo foi proposto que lessem "O Recruta" da coleção Cherub, pois simultaneamente decorre o passatempo Cherub, da Porto Editora.

Concurso Nacional de Leitura

































O Concurso Nacional de Leitura vai já na sua 11ª edição. Na 1ª fase (realizada em cada escola concorrente) foi proposto que lêssemos uma das seguintes obras, o Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry ou O Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago.
Já na 2ª fase foi nos indicada a leitura de A Coisa Terrível que Aconteceu a Barnaby Brocket de John Boyn (o premiado autor de O Rapaz do Pijama às Riscas) e Irmão Lobo de Carla Maia de Almeida.
Assim, eu, a Catarina Almeida e a Anita Torres, no dia 2 de maio, viajamos até Sintra, onde fomos recebidos pela Câmara Municipal da cidade. Antes da prova, uma quiz em Socrative a que respondemos em tablets, visitámos o centro histórico acompanhados por guias. Para o almoço, fizemos um piquenique nos jardins da Biblioteca e provámos os famosos travesseiros de Sintra.
À tarde, assistimos ao desafio final onde os cinco melhores classificados da prova da manhã tiveram de responder a uma Quiz sobre os autores, ler um excerto de um texto sobre Sintra e realizar a resposta oral a uma pergunta de desenvolvimento. No júri encontrava-se Carla Maia de Almeida (a autora do Irmão Lobo); no fim ainda tivemos a oportunidade de tirar uma foto com a mesma e de lanchar lá!
Achámos a vila de Sintra bastante bonita e interessante e, sem dúvida, foi uma experiência muito divertida e enriquecedora!
E para o ano, há mais!!!
                                                                             Catarina Mártires
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES