sexta-feira, 27 de março de 2020

Concurso Nacional de Leitura 2019-2020


Fase de Escola

Começamos ainda em dezembro, pois os concorrentes eram muitos. Estávamos à procura dos nossos representantes para o concurso Nacional de Leitura mas isso, na verdade, era um pretexto para ler e conhecer novos livros e autores.

No 1.º ciclo tivemos os 188 alunos do 4º ano a ler A maior flor do Mundo, de José Saramago. Decorridas as provas (prova escrita de escolha múltipla e leitura de um excerto da obra), selecionamos o Artur Pereira da EB Fernão Ferro, o Santiago Vieira da EB Quinta dos Morgados, a Fabiana Santos da EB Pinhal de Frades e a Beatriz Madaleno da EB Redondos.

No 2º ciclo também foram muitos os concorrentes: 86 do 5º ano e 58 do 6º ano. Para que todos se sentissem mais à vontade, propusemos vários livros (à escolha!): A viúva e o Papagaio, de Virgínia Woolf, Rosa minha Irmã Rosa, de Alice Vieira e Pedro Alecrim, de António Mota. Com provas de escolha múltipla (no Kahoot, pois é mais divertido) apurámos 11 concorrentes: a Lara e a Laura do 5.º G, a Margarida e a Madalena do 5.º H, o Arthur do 6.º A, o Rodrigo F.  do 6.º B, a Madalena do 6.º C, a Carolina do 6.º C, a Rute do 6.º D, a Leonor e o Rafa do 6.º F. Com estes leitores, voltámos à biblioteca, pois quisemos ouvi-los ler e conversar sobre as obras. Resultado: selecionámos a Madalena Ribeiro do 6.º C e a Leonor Caldeira do 6.º F.

Do 3º ciclo tivemos 34 concorrentes e, pelo mesmo processo, apurámos o Tobias Glode do 7ºA, o Pedro Pina do 7.º B, a Inês do 8.º A, o Miguel do 8.º B, o Guilherme do 8.º F e a Inês Alves do 9.º A. Depois, estivemos à conversa sobre o livro de Afonso Cruz, Assim, mas sem ser assim – uma tarde muito bem passada!

Fase Municipal

A 23 de janeiro, uns de manhã (1.º e 2.º ciclos), outros à tarde (3.º ciclo e secundário), fomos à Biblioteca Municipal do Seixal.

As obras que os concorrentes tinham que ler eram O Tesouro, de Manuel António Pina, para o 1º ciclo, Os Ciganos, de Sophia de Mello Breyner, para o 2º ciclo e  O mundo em que vivi, de Ilse Losa, para o 3º ciclo.

Um dia muito bem passado em que os representantes das várias escolas revelaram as suas excelentes capacidades de interpretação das obras e surpreendendo todos os presentes com a sua argumentação na defesa dos seus pontos de vista. E assim, vimos apurados, para a fase Intermunicipal, como representantes do Município do Seixal os nossos alunos Santiago Vieira (1º ciclo), Madalena Ribeiro Inês Alves (3º ciclo).

Infelizmente, devido à pandemia, a fase intermunicipal não se chegou a realizar e o concurso foi cancelado, mas não importa, pois todos ficámos a ganhar como leitores!

Parabéns!

Parabéns a todos os nossos concorrentes e em especial aos nossos representantes do agrupamento!


BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES