10 minutos a Ler

 


10 minutos a Ler, todos os dias!

   Objetivo: Criar o hábito e o gosto pela leitura.

- Dando oportunidade aos alunos para descobrirem o que gostam de ler;
- Criando rotinas capazes de fomentar o hábito da leitura;


Como implementar
  • Todos os dias, na primeira aula do dia, com 100 minutos, excluindo as aulas de Educação Física (no entanto, o conselho de turma poderá agendar o horário que lhe parecer mais conveniente).
  • Manter um ambiente que convide à leitura e à concentração. Criar o hábito de os alunos que cheguem atrasados, entrarem em silêncio para não interromper a atividade.
  • Cada aluno e cada professor lê o seu livro, em silêncio (não esquecer que o professor é sempre uma referência!).
Para isso, o aluno deve:
  • Levar um livro do seu interesse para a aula;
  • Realizar a leitura do seu livro durante o tempo da atividade diária.


Monitorização

A monitorização da atividade é realizada pelos alunos e pelo professor.

a) O delegado ou subdelegado levanta semanalmente na biblioteca (ou na secretária do assistente operacional do primeiro piso do pavilhão A, se a biblioteca estiver fechada), o impresso onde diariamente regista a realização da atividade e o número de alunos que não a realizaram.


b) O professor que estiver em sala de aula durante a realização da atividade regista no INOVAR "Falta de material" aos alunos que não a realizarem.




O sucesso e o impacto da atividade depende do envolvimento de todos!



10 minutos a Ler. Porquê? Para quê?

1- Ler é um direito humano e, como tal, não podemos deixar de desenvolver as competências necessárias para usufruir desse direito. É um direito real, funcional, que se traduz em capacidades, habilidades e em formas de estar que são transversais a todos os saberes. Ler e escrever são condições essenciais sem as quais não há conhecimento. Nenhum ser humano pode ser livre ou ter cidadania plena se não possuir esse direito e essa capacitação.

2- O percurso escolar é determinado pela aprendizagem da leitura e da escrita.

3- Os relatórios PISA revelavam em 2018 que apenas 50% dos alunos conseguiam ler e entender o sentido literal de um ou mais textos (incluindo os da tua disciplina); Depois da pandemia e do tempo em que os alunos estiveram em ensino a distância estas competências pioraram.

4- Em 2019 a sondagem Expresso/Mc Donald’s/PNL revelava a influência da família nos hábitos de leitura. Entre outros dados destaca-se o facto de apenas 51% dos pais portugueses serem leitores, o que vem reforçar a importância da escola e dos professores na promoção da leitura.

5- Em maio de 2023 realizámos um inquérito sobre a perceção dos alunos do 2º e 3º ciclo, da escola sede, sobre a atividade 10 minutos a ler, a que pode ter acesso AQUI. Entre outros dados, pedemos constatar que cerca de um quarto dos alunos só lê de forma recreativa durante o tempo da atividade. 

Assim, importa lembrar que todos devemos estar igualmente comprometidos com esta tarefa. É determinante o entusiasmo e o testemunho que possamos passar aos nossos alunos enquanto leitores: falar do que lemos, do que gostamos de ler e do prazer que retiramos disso. Ler ao mesmo tempo que a turma, para alguns de nós, também é uma oportunidade para termos diariamente alguns minutos para ler, algo que há algum tempo nos foge.

10 minutos a ler continua a ser um desafio que tem objetivos claros, há muito traçados por nós e  sublinhados pelo Plano Nacional de Leitura: “Fazer da leitura uma prática diária das escolas, acessível a cada aluno conforme as suas escolhas e interesses.”

Temos presente duas vertentes que importam trabalhar:
  • A criação de uma rotina, porque é difícil ter um tempo diário para ler.
  • O interesse pessoal, para que cada aluno tenha a oportunidade de descobrir o que gosta de ler, uma vez que na maioria das vezes só leem o que alguém escolheu por eles.

Ao fazermos os 10 minutos a Ler
  • Trabalhamos diretamente as competências do perfil do aluno
    1. Capacidade de concentração;
    2. Capacidade de interpretação do que lê;
    3. Capacidade de se expressar através da escrita.
  • Trabalhamos para a Melhoria dos resultados escolares

Boas leituras!
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES