CSI


APRESENTAÇÃO E REGULAMENTO DO CONCURSO
CSI, Ciência Sob Investigação é um concurso, por eliminatórias, com sete provas, sete temas, relacionados com o que aprendeste em Ciências Naturais e Físico-química.

COMO CONCORRER
Cada turma, no seu todo, constitui uma equipa. A turma decide quais são os seus representantes para cada uma das provas a concurso – não existe limite para o número de provas que um aluno pode jogar.

FASES DO CONCURSO
O Concurso decorre em 2 fases. A primeira fase de apuramento e uma final em confronto direto entre as duas turmas mais pontuadas na primeira fase.

AS PROVAS
São estes os temas / provas sobre os quais serão colocadas as questões de resposta direta:
À deriva no Espaço,
A Terra na tua mão,
Com os pés na Terra,
Há vida na Terra
QUÍMICA NA VIDA

Dentro de cada um dos temas, os concorrentes podem responder a questões de nível 1 ou de nível 2. Antes de cada questão o concorrente em jogo terá que decidir qual o nível com que quer jogar. Às questões de nível 1 serão atribuídos 100 pontos e às questões de nível 2 serão atribuídos 200 pontos.

Nas provas de resposta direta, no caso de o concorrente representante da turma não saber a resposta, poderá contar com a ajuda dos elementos da turma. Se a resposta da turma estiver certa, a pontuação atribuída a essa questão será de metade do valor da pontuação inicial; No caso da resposta da turma ser errada a turma adversária terá direito a responder, valendo a resposta certa metade do valor da questão.

No caso de o concorrente dar uma resposta errada o representante da equipa adversário tem a oportunidade de responder à questão. À resposta certa é atribuída a pontuação total.

Número de questões em cada tema / prova: 4 questões para cada equipa.
Tempo limite de resposta: 20 segundos.
Pontuação: 100 ou 200 pontos conforme o nível ou outras situações descritas no regulamento.
Pontuação máxima em cada tema: 800 pontos.


Laboratório é uma prova prática, a última prova do concurso. A pontuação atribuída à prova será da responsabilidade do júri, de acordo com os critérios pré estabelecidos de tempo, correção dos procedimentos e segurança.
Tempo limite de prova: 5 minutos.

Pontuação máxima: 800 pontos.
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES