Kid's Guernica


KID'S GUERNICA
O que é?

Kid’s Guernica é um projeto internacional que surgiu em 1995 para assinalar os cinquenta anos do fim da II Guerra Mundial e evocar os valores da paz e da não violência.

Desde esse ano, o projeto já percorreu dezenas de países, onde crianças e jovens dos nove aos dezoito anos criaram quadros com a dimensão da «Guernica» de Picasso (3,5m por 7,8m).

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), motivada pela entusiástica adesão das escolas ao Kid´s Guernica, promove esta iniciativa pela nona vez (clica aqui para veres as Normas de Participação).

Fã do projecto, a nossa escola e em particular os professores de educação Visual e a BIBLIOTECA, juntam-se uma vez mais a este fantástico evento.

Todas as turmas do 8º ano encontraram nas aulas de Educação Visual o espaço para desenvolverem os seus projetos.


“Desenhar a paz, pintar os valores de abril”
É este o tema deste ano, associando-se assim às comemorações do 25 de abril de 1974, uma data fundamental da nossa história recente.

Com a Revolução de Abril conquistámos a liberdade, a democracia, um conjunto de direitos políticos, cívicos e laborais, necessários e imprescindíveis ao progresso do país e à melhoria das condições de vida dos portugueses.

A história e a Revolução ensinam-nos a não deixar de lutar pelos nossos direitos e a viver com a esperança num futuro que nos sorria.


PARA PENSARES?!
Está na altura de, passados 50 anos, refletirmos sobre as seguintes questões:

O que ganhámos com o 25 de abril?

O que, afinal, ainda não alcançámos após 50 anos?

Em que medida é necessário fazermos, novamente, a Revolução?

Para te ajudar a pensar sobre o assunto, convidamos-te a ouvir o tema "Liberdade", escrito em 1974 por Sérgio Godinho.

 


GUERNICA
A obra de Picasso

A tela Guernica de Picasso está exposta no “Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía”, em Madrid.
As suas dimensões são aproximadamente 3,5 metros de altura por 7,8 metros de largura. 

Clica na imagem abaixo para explorares a tela em pormenor.


Podes saber mais em REPENSAR GUERNICA, a página do museu dedicada a esta obra.


A artista Lena Gieseke produziu um filme de animação que te leva ao encontro de cada uma das personagens que compõem o quadro.




Este vídeo de animação de Eugeny Popov mostra vários estudos e esboços de Picasso. Alguns estudos são preparatórios do trabalho de Picasso para o quadro Guernica. São muitos e diversificados os esboços para uma mesma personagem. Também tu, no processo criativo, não te deves ficar pelo primeiro desenho. Procura diversas hipóteses…




Outros links:
O Kid's Guernica noutros países no Blog do Projecto International
BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES