segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Quem Conta um Conto...

 

Que estratégias usar para que os jovens leiam mais? E para que escrevam mais e melhor? Escrevam textos com um propósito, aplicando as técnicas de escrita aprendidas de forma criativa?

Estas foram as questões que levaram ao nascimento de um projeto de parceria entre a Biblioteca da Escola Carlos Ribeiro (Agrupamento de Pinhal de Frades), os professores de português do 2.º ciclo e o Projeto aLer+, nascendo assim a atividade Quem Conta Um Conto.

“Quem conta um conto... aumenta um ponto! E aqui a ideia é mesmo essa.” É o mote deste projeto, iniciado no ano letivo 2020/2021, em colaboração com um autor mistério.

O autor escreve uma primeira parte da história, os alunos dão continuidade ao enredo, partilhando os seus textos com a turma através do Padlet, sendo selecionadas as melhores contribuições, pelo professor de português. O autor mistério, posteriormente, integra no seu texto as sugestões dos alunos. No final temos um conto escrito a muitas mãos.

No primeiro ano da atividade, o autor mistério foi o Pedro Seromenho (ler aqui). Repetimos a façanha em 2022/2023, com a autora Fátima F (ler aqui) e, no presente ano letivo, vamos dar continuidade ao projeto, sendo ainda cedo para revelarmos o autor que connosco irá escrever. Podemos apenas levantar um pouco o véu, referindo que, este ano, promovemos a atividade em parceria com a Editora Leya. Contamos também com a Andreia Salgueiro (Arco-da-Velha) para encontrar a melhor forma de abordar o tema proposto.

BEM VINDO(A) À BIBLIOTECA DE PINHAL DE FRADES